FOTOS INESQUECÍVEIS









































































































 Páscoa                                                                       






 Semana do Indio




































 Dia das mães

















































































































ESCOLA MUNICIPAL DR. ARNALDO SANTANA
PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.
E-mail: escolaarnaldosantana@gmail.com
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!
Diretora: Zilma Regina Mendes da Cunha Santos
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Pereira de Sousa

PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O SELO UNICEF - EDICÃO 2009 - 2012

TEMA: ODM (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio) em questão.
PERÍODO: 23/08 A 21/09
JUSTIFICATIVA: Este tema foi escolhido em virtude do município está concorrendo ao Selo Unicef – Edição 2009 – 2012 e, por a escola está comprometida com o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. È de fundamental importância que os alunos saibam o que é o Selo UNICEF e seus objetivos e possam participar das atividades que serão desenvolvidas ao longo da edição do mesmo.
SÉRIES: 4ª a 8ª
DISCIPLINA CONTEMPLADA: Artes, Ciências e História
OBJETIVOS:
GERAL: fortalecer a caminhada do município rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), buscando garantir para cada criança e cada adolescente o direito de Sobreviver e se Desenvolver, Aprender, Proteger (-se) do HIV/aids, Crescer sem Violência e Ser Prioridade nas Políticas Pùblicas.
ESPECÍFICOS:
• Valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer;
• Elaborar individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimentação, textos ou outras fontes;
• Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

ATIVIDADES:
• Estudo sobre o assunto;
• Trabalho em grupo;
• Pesquisa;
• Confecção do mosaico sobre o sistema genital;
• Experimentos químicos;
• Apresentação dos trabalhos na feira de ciências: 8ª: Experiências químicas; 7ª Aparelho Genital Masculino e Feminino / DST; 6ª: Reciclagem; Animais e plantas; 5ª: Nutrição; 4ª Atividades folclóricas.

AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo de ensino-aprendizagem analisando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Na culminância do projeto (21/09) será feita a Feira de Ciências para apresentação dos trabalhos


ESCOLA MUNICIPAL DR. ARNALDO SANTANA
PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.
E-mail: escolaarnaldosantana@bol.com.br
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!
Diretora: Zilma Regina Mendes da Cunha Santos
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Pereira de Sousa

PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O FOLCLORE

TEMA: RESGATAR E REVIVER O PASSADO
PERÍODO: 19/08 A 31/08
JUSTIFICATIVA: Este tema foi escolhido com o propósito de resgatar o folclore regional, principalmente as cantigas de roda. Por se tratar de um assunto inerente à realidade vivida pelos pais, avós e tios, da nossa região, os alunos irão fazer uma viagem no passado, buscando interagir com a sociedade atual.
SÉRIES: 6ª
DISCIPLINA CONTEMPLADA: Artes
OBJETIVOS:
GERAL: conhecer as várias cantigas de roda, valorizá-las e respeitá-las, como sendo uma das linguagens humanas de interação mais usadas no passado na construção cultural da sociedade.
ESPECÍFICOS:
• Conhecer, valorizar e divulgar o folclore;
• Reconhecer a importância da preservação cultural;
• Conhecer a cultura da cidade onde vive, tendo oportunidade de observá-la e de vivenciá-la.
• Resgatar as cantigas de roda.

ATIVIDADES:
• Estudo sobre o assunto;
• Trabalho em grupo;
• Pesquisa individual com os familiares sobre as cantigas de roda;
• Escolha da melhor cantiga pelo grupo;
• Apresentação dos grupos.

AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo de ensino-aprendizagem analisando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Na culminância do projeto será feita uma apresentação da melhor cantiga de roda na Feira de Ciências.



















































































































































































































FESTA JUNINA – PROMOVENDO A CULTURA POPULAR



Data: 14 a 18 de junho de 2010

Objetivo: integrar estudantes, professores, funcionários e pais divulgando a festividade popular e o conhecimento da história dos festejos juninos, integrando ao conhecimento sobre a copa do mundo 2010 e automaticamente sobre a África do Sul, além de favorecer momento de alegria na escola.

Turmas envolvidas: todas as turmas da escola, desde a educação infantil a 8ª série.

Equipe envolvida: direção, coordenação pedagógica, professores e alunos.

JUSTIFICATIVA

As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.
A festa junina tem sua origem desde que a humanidade deixou de viver apenas da caça, da coleta e da pesca e passou a praticar a agricultura. É uma das maiores comemorações do povo brasileiro, na qual resgatamos a cultura, a tradição e o folclore. Ela é típica das cidades do interior. Podemos dizer que, graças às escolas de todo o país, esta tradição tem sido mantida, proporcionando às crianças o contato com a origem das festas, aproximando e conhecendo a cultura do povo da terra.
Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão dos longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras.
A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo a França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africana e indígena resultaram no que hoje conhecemos com as Festas Juninas brasileiras.
Muitas vezes, o desconhecimento da história e da origem leva as crianças a criarem uma imagem estereotipada e até preconceituosa das festas juninas. Exemplo disso são as crianças vestidas como caubóis estadunidenses e não como homens brasileiros do campo.
Este projeto justifica-se pela necessidade de resgatar um pouco da história das festas juninas, identificando-a como uma tradição popular que precisa ser valorizada e conhecida.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Divisão dos alunos do turno matutino em quatro equipes para participar da gincana cultural, identificando-as de acordo com as quatro cores da bandeira brasileira;
Estudo do texto sobre a história das copas;
Estudo de textos bíblicos sobre a vida de João Batista;
Gincana cultural com as seguintes provas: campeonato de futebol, corrida dos pés amarrados, batalha naval, água na garrafa, cabo de guerra, vôlei, ovo na colher, corrida do revezamento, soletrando, prova de matemática, corrida de saco, grito de guerra, paródia, dança da laranja, casal bem caracterizado, quadrilha.
Arraiá com as crianças do turno vespertino.
Confraternização.


PREMIAÇÃO: As equipes serão premiadas por sua participação na gincana recebendo os seguintes incentivos: certificado para os vencedores na prova do soletrando e uma medalha para as equipes de acordo com a sua classificação.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita no final do projeto pelos professores e alunos, observando a participação e o envolvimento de todos para o sucesso da realização das atividades propostas.





GINCANA CULTURAL

DATA: 15 A 18 DE JUNHO DE 2010

Programação:

15/06/2010– Terça-feira
5º horário: reunião das quatro equipes para encaminhamentos.

16/06/2010 – Quarta-feira
5º horário: reunião das quatro equipes para organização das atividades.

17/06/2010– Quinta-feira
1º horário: Reunião das quatro equipes para encaminhamentos
A partir do 2º horário – Provas da Gincana Cultural
Vôlei ( 3 meninos e 3 meninas)
Corrida dos pés amarrados (prova do sufoco)
Soletrando
Cabo de guerra
Prova de Matemática
Batalha Naval (conhecimentos sobre a copa do mundo e a África do Sul)

18/06/2010 – Sexta-feira
A partir das 7 h e 30 min – Provas da Gincana Cultural
Água na garrafa
Cabo de guerra
Ovo na colher
Corrida do revezamento (perguntas sobre o projeto do trânsito)
Corrida de saco
Dança da laranja
Apresentação da paródia sobre o Brasil
Quadrilha



EQUIPE VERDE

Professores responsáveis: Alexs, Henrique, Nanci, Simone

COR DA EQUIPE: VERDE
Obs: Trazer bexigas, apitos, vestir camiseta da cor da equipe.

Caros alunos e professores da equipe Verde, escolham os alunos para as seguintes provas:

SOLETRANDO: ( 3 alunos) ( 1 da 6ª, 1 da 7ª e 1 da 8ª)
1. ____________________ ( 6ª série)
2. _____________________( 7ª )
3. ______________________ (8ª série)

PROVA DE MATEMÁTICA: ( 1 ALUNO DA 6ª SÉRIE)
1.__________________________________

BATALHA NAVAL: ( 3 ALUNOS DA 4ª A 8ª SÉRIE) (Perguntas sobre a copa do mundo e a África do Sul) – estudar o material indicado
1. _______________________ 2. _________________________
3. ________________________

ÁGUA NA GARRAFA: ( 4 ALUNOS: 2 alunos das 4ª séries e dois das 5ª séries)
1. ___________________________ 2.____________________
3.___________________________ 4.______________________

CORRIDA NO SACO: ( 2 ALUNOS: UM DA 4ª E UM DA 5ª SÉRIE)
1. ___________________________ 2._______________________

CABO DE GUERRA: Feminino: 5 meninas ( 5ª a 8ª série)
Masculino: 5 meninos
Feminino: ______________________________________________
Masculino: _____________________________________________

CORRIDA DO REVESAMENTO: 4 alunos (qualquer série)
1. ________________________ 2.__________________________
3. ________________________ 4.__________________________

DANÇA DA LARANJA: quatro alunos que queiram participar
Nomes: __________________________________________

PARÓDIA: ( três alunos que queiram fazer uma paródia sobre o tema: Copa do Mundo (Brasil)
Alunos: __________________________________________


CORRIDA COM OVO NA COLHER: ( 3 ALUNOS: 4ª / 5ª / 6ª SÉRIE)
1. __________________ 2._________________ 3._____________

CASAL BEM CARACTERIZADO: um casal que queira se caracterizar.
Casal: ____________________________

CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS (DOIS CASAIS DE QUALQUER TURMA)
1.___________________________________________________________
2. __________________________________________________________

VOLEI ( 6 ALUNOS: 3 MENINOS E 3 MENINAS)
Meninos:____________________________________________________________Meninas:____________________________________________________________



Cada grupo deve escolher o seu grito de guerra para se apresentar.



EQUIPE AZUL

Professores responsáveis: Almir Rogério, Ivete, Reinata

COR DA EQUIPE: AZUL
Obs: Trazer bexigas, apitos, vestir camiseta da cor da equipe.

Caros alunos e professores da equipe Azul, escolham os alunos para as seguintes provas:

SOLETRANDO: ( 3 alunos) ( 1 da 6ª, 1 da 7ª e 1 da 8ª)
1. ____________________ ( 6ª série)
2. _____________________( 7ª )
3. ______________________ (8ª série)

PROVA DE MATEMÁTICA: ( 1 ALUNO DA 6ª SÉRIE)
1.__________________________________

BATALHA NAVAL: ( 3ALUNOS DA 4ª A 8ª SÉRIE) (Perguntas sobre a copa do mundo e a África do Sul) – estudar o material indicado
1. _______________________ 2. _________________________
3. ________________________

ÁGUA NA GARRAFA: ( 4 ALUNOS: 2 alunos das 4ª séries e dois das 5ª séries)
1. ___________________________ 2.____________________
3.___________________________ 4.______________________

CORRIDA NO SACO: ( 2 ALUNOS: UM DA 4ª E UM DA 5ª SÉRIE)
1. ___________________________ 2._______________________

CABO DE GUERRA: Feminino: 5 meninas ( 5ª a 8ª série)
Masculino: 5 meninos
Feminino: ______________________________________________
Masculino: _____________________________________________

CORRIDA DO REVESAMENTO: 4 alunos (qualquer série)
1. ________________________ 2.__________________________
3. ________________________ 4.__________________________

DANÇA DA LARANJA: quatro alunos que queiram participar
Nomes: __________________________________________

PARÓDIA: ( três alunos que queiram fazer uma paródia sobre o tema: Copa do Mundo (Brasil)
Alunos: __________________________________________


CORRIDA COM OVO NA COLHER: ( 3 ALUNOS: 4ª / 5ª / 6ª SÉRIE)
1. __________________ 2._________________ 3._____________

CASAL BEM CARACTERIZADO: um casal que queira se caracterizar.
Casal: ____________________________

CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS (DOIS CASAIS DE QUALQUER TURMA)
1.___________________________________________________________
2. __________________________________________________________

VOLEI ( 6 ALUNOS: 3 MENINOS E 3 MENINAS)
Meninos:____________________________________________________________Meninas:____________________________________________________________



Cada grupo deve escolher o seu grito de guerra para se apresentar.




EQUIPE AMARELA

Professores responsáveis: Andréia, Jucélia, Ricardo e Carla
COR DA EQUIPE: AMARELA
Obs: Trazer bexigas, apitos, vestir camiseta da cor da equipe.

Caros alunos e professores da equipe Amarela, escolham os alunos para as seguintes provas:

SOLETRANDO: ( 3 alunos) ( 1 da 6ª, 1 da 7ª e 1 da 8ª)
1. ____________________ ( 6ª série)
2. _____________________( 7ª )
3. ______________________ (8ª série)

PROVA DE MATEMÁTICA: ( 1 ALUNO DA 6ª SÉRIE)
1.__________________________________

BATALHA NAVAL: ( 3 ALUNOS DA 4ª A 8ª SÉRIE) (Perguntas sobre a copa do mundo e a África do Sul) – estudar o material indicado
1. _______________________ 2. _________________________
3. ________________________

ÁGUA NA GARRAFA: ( 4 ALUNOS: 2 alunos das 4ª séries e dois das 5ª séries)
1. ___________________________ 2.____________________
3.___________________________ 4.______________________

CORRIDA NO SACO: ( 2 ALUNOS: UM DA 4ª E UM DA 5ª SÉRIE)
1. ___________________________ 2._______________________

CABO DE GUERRA: Feminino: 5 meninas ( 5ª a 8ª série)
Masculino: 5 meninos
Feminino: ______________________________________________
Masculino: _____________________________________________

CORRIDA DO REVESAMENTO: 4 alunos (qualquer série)
1. ________________________ 2.__________________________
3. ________________________ 4.__________________________

DANÇA DA LARANJA: quatro alunos que queiram participar
Nomes: __________________________________________

PARÓDIA: ( três alunos que queiram fazer uma paródia sobre o tema: Copa do Mundo (Brasil)
Alunos: __________________________________________


CORRIDA COM OVO NA COLHER: ( 3 ALUNOS: 4ª / 5ª / 6ª SÉRIE)
1. __________________ 2._________________ 3._____________

CASAL BEM CARACTERIZADO: um casal que queira se caracterizar.
Casal: ____________________________

CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS (DOIS CASAIS DE QUALQUER TURMA)
1.___________________________________________________________
2. __________________________________________________________

VOLEI ( 6 ALUNOS: 3 MENINOS E 3 MENINAS)
Meninos:____________________________________________________________Meninas:____________________________________________________________



Cada grupo deve escolher o seu grito de guerra para se apresentar.




EQUIPE BRANCA

Professores responsáveis: Gláucia, Jusceli, Robson,
COR DA EQUIPE: BRANCA
Obs: Trazer bexigas, apitos, vestir camiseta da cor da equipe.

Caros alunos e professores da equipe Amarela, escolham os alunos para as seguintes provas:

SOLETRANDO: ( 3 alunos) ( 1 da 6ª, 1 da 7ª e 1 da 8ª)
1. ____________________ ( 6ª série)
2. _____________________( 7ª )
3. ______________________ (8ª série)

PROVA DE MATEMÁTICA: ( 1 ALUNO DA 6ª SÉRIE)
1.__________________________________

BATALHA NAVAL: ( 3 ALUNOS DA 4ª A 8ª SÉRIE) (Perguntas sobre a copa do mundo e a África do Sul) – estudar o material indicado
1. _______________________ 2. _________________________
3. ________________________

ÁGUA NA GARRAFA: ( 4 ALUNOS: 2 alunos das 4ª séries e dois das 5ª séries)
1. ___________________________ 2.____________________
3.___________________________ 4.______________________

CORRIDA NO SACO: ( 2 ALUNOS: UM DA 4ª E UM DA 5ª SÉRIE)
1. ___________________________ 2._______________________

CABO DE GUERRA: Feminino: 5 meninas ( 5ª a 8ª série)
Masculino: 5 meninos
Feminino: ______________________________________________
Masculino: _____________________________________________

CORRIDA DO REVESAMENTO: 4 alunos (qualquer série)
1. ________________________ 2.__________________________
3. ________________________ 4.__________________________

DANÇA DA LARANJA: quatro alunos que queiram participar
Nomes: __________________________________________

PARÓDIA: ( três alunos que queiram fazer uma paródia sobre o tema: Copa do Mundo (Brasil)
Alunos: __________________________________________


CORRIDA COM OVO NA COLHER: ( 3 ALUNOS: 4ª / 5ª / 6ª SÉRIE)
1. __________________ 2._________________ 3._____________

CASAL BEM CARACTERIZADO: um casal que queira se caracterizar.
Casal: ____________________________

CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS (DOIS CASAIS DE QUALQUER TURMA)
1.___________________________________________________________
2. __________________________________________________________

VOLEI ( 6 ALUNOS: 3 MENINOS E 3 MENINAS)
Meninos:____________________________________________________________Meninas:____________________________________________________________



Cada grupo deve escolher o seu grito de guerra para se apresentar.




GINCANA CULTURAL – QUANTIDADE DE PONTOS DAS EQUIPES

Provas
Equipe Verde
Equipe Amarela
Equipe
Azul
Equipe Branca
SOLETRANDO



VÔLEI

CORRIDA DOS PÉS AMARRADOS



CORRIDA DE SACO


BATALHA NAVAL


ÁGUA NA GARRAFA


CASAL BEM CARACTERIZADO


CABO DE GUERRA


PROVA DE MATEMÁTICA


OVO NA COLHER



CORRIDA DO REVESAMENTO



PARÓDIA


DANÇA DA LARANJA


GRITO DE GUERRA

TOTAL DE PONTOS
































































































































































































































































PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.























E-mail: escolaarnaldosantana@gmail.com
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!
Diretora: Zilma Regina Mendes da Cunha Santos
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Pereira de Sousa

Projeto pedagógico
TEMA: Copa do mundo de 2010
PERÍODO: 24/05 a 18/ 06/ 2010
JUSTIFICATIVA: O futebol é uma das práticas culturas ( esportivas ) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intricada de significações. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeados por tensões, competições, exclusões, inclusões etc. O futebol é uma das maiores paixões do povo Brasileiro.
DISCIPLINAS: Geografia, ciências, artes, educação física.
OBJETIVOS:
Gerais: conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-los e respeitá-los. Repudiar a discriminação baseadas em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
ESPECÍFICOS:
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
Identificar cada país e os dias que jogam;
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
ATIVIDADES:
Usar laboratório de informática sempre que possível;
Confecção das bandeiras dos países que participarão da copa;
Pesquisa sobre os países que participarão da copa;
Desenhe o mascote da copa 2010.
Criar um mascote para a copa de 2014.
Ornamentação da escola;
Pesquisa sobre aspectos físico, sociais, econômicos e humanos da Africa do Sul.

Avaliação: Durante todo o processo de ensino-aprendizagem analisando o envolvimento e a participação dos alunos nos diversas atividades realizados.











ESCOLA MUNICIPAL DR. ARNALDO SANTANA
PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.
E-mail: escolaarnaldosantana@bol.com.br
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!
Diretora: Zilma Regina Mendes da Cunha Santos
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Pereira de Sousa

PROJETO PEDAGÓGICO DO PDE – ESCOLA

Objetivo Estratégico: Inovar as práticas pedagógicas dentro da sala de aula.
Estratégia: Dinamizar as estratégias de ensino.
Meta: Realizar oficina de confecção de recursos pedagógicos.
Início: Abril - 2010
Término: Maio – 2010
Obs: A previsão para a realização deste projeto era no segundo semestre de 2009, porém como não foi possível realizá-lo, o mesmo foi prorrogado para o primeiro semestre de 2010.
TÍTULO DO PROJETO:
reciclar é um ato de amor á natureza

1. Objetivo geral: promover oficina de confecção de recursos pedagógicos utilizando materiais recicláveis
1.1 Objetivos específicos:
Socializar experiências adquiridas com os colegas;
Incentivar os alunos e professores a preservarem o meio ambiente reciclando muitos objetos;
Promover consciência ambiental.
Compreender a importância e a necessidade da reciclagem para a preservação do meio ambiente;


2. JUSTIFICATIVA
Abordar a questão do lixo e suas principais e atuais problemáticas requer um mergulho no passado, para compreender sobre qual tipo de lixo estamos falando. Afinal, o lixo faz parte da produção humana desde tempos ancestrais – foi se modificando e se transformando, assim como a pr
ESCOLA MUNICIPAL DR. ARNALDO SANTANA
PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.
E-mail: escolaarnaldosantana@bol.com.br
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!
Diretora: Zilma Regina Mendes da Cunha Santos
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Pereira de Sousa

PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O FOLCLORE

TEMA: RESGATAR E REVIVER O PASSADO
PERÍODO: 19/08 A 31/08
JUSTIFICATIVA: Este tema foi escolhido com o propósito de resgatar o folclore regional, principalmente as cantigas de roda. Por se tratar de um assunto inerente à realidade vivida pelos pais, avós e tios, da nossa região, os alunos irão fazer uma viagem no passado, buscando interagir com a sociedade atual.
SÉRIES: 6ª
DISCIPLINA CONTEMPLADA: Artes
OBJETIVOS:
GERAL: conhecer as várias cantigas de roda, valorizá-las e respeitá-las, como sendo uma das linguagens humanas de interação mais usadas no passado na construção cultural da sociedade.
ESPECÍFICOS:
• Conhecer, valorizar e divulgar o folclore;
• Reconhecer a importância da preservação cultural;
• Conhecer a cultura da cidade onde vive, tendo oportunidade de observá-la e de vivenciá-la.
• Resgatar as cantigas de roda.

ATIVIDADES:
• Estudo sobre o assunto;
• Trabalho em grupo;
• Pesquisa individual com os familiares sobre as cantigas de roda;
• Escolha da melhor cantiga pelo grupo;
• Apresentação dos grupos.

AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo de ensino-aprendizagem analisando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Na culminância do projeto será feita uma apresentação da melhor cantiga de roda na Feira de Ciências.


ópria vida de maneira geral. Se nos tempos pré-históricos a quantidade de lixo produzida por homens e mulheres era pequena e pouca variada, a evolução da ciência e da tecnologia possibilitou a transformação de matérias-primas naturais e a criação de novos produtos, totalmente estranhos ao meio ambiente, ainda que bastante úteis para a humanidade. Esses novos produtos, como os papéis, plásticos, vidros, metais e muitos outros, passaram a fazer parte do dia-a-dia da humanidade e também do lixo produzido.
Mas, ao contrário do lixo primitivo, que se reintegrava naturalmente ao ambiente, esses novos materiais compõem um tipo de lixo diferente, um lixo que resiste, que não se deteriora com facilidade, que ocupa espaço e que incomoda a consciência ambiental de muita gente, preocupada com o destino do planeta.
Reciclar o lixo é uma atitude inteligente e ecologicamente correta, pois colabora para reutilização e reaproveitamento dos resíduos sólidos, para a preservação da matéria-prima e conseqüentemente da natureza.
Como educadores precisamos ter essa consciência ecológica e transmitir isso aos nossos educandos, por isso a realização dessas oficinas de confecção de materiais justifica-se pela responsabilidade que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente. Como escola não podemos fechar os nossos olhos aos problemas ambientais decorrentes do acúmulo de lixo. Proporcionar essas oficinas é contribuir para que os alunos e professores reciclem muitas embalagens e ainda confeccionem objetos pedagógicos, brinquedos e lembrancinhas muito bonitas e ecologicamente corretas.

3. ATIVIDADES:
Trabalho em grupo para confecção de materiais;
Seleção das embalagens a serem utilizadas;
Levar os professores e alunos a confeccionarem recursos pedagógicos, brinquedos e lembrancinhas utilizando embalagens que muitas vezes iriam para o lixo;
Exposição dos materiais confeccionados;

4. AVALIAÇÃO
Durante todo o processo, serão criadas situações de diálogo, de socialização de saberes e de auto-avaliação. Todos esses momentos devem servir como fonte de análise da participação e produtividade dos professores e alunos. Além disso será avaliada a prática dos mesmos através dos objetos confeccionados.

Obs: Serão anexadas algumas fotos de uma das oficinas com alunos.


ESCOLA MUNICIPAL DR. ARNALDO SANTANA
PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.
E-mail: escolaarnaldosantana@bol.com.br
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!
Diretora: Zilma Regina Mendes da Cunha Santos
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Pereira de Sousa

Objetivo Estratégico: Elevar o desempenho acadêmico dos alunos.
Estratégia: Promover formação continuada aos professores
Meta: Montar grupos de estudo com os professores
Indicador da Meta: Relatório da coordenadora pedagógica

PROJETO DE ESTUDO DOS PROFESSORES – PRÓ-LETRAMENTO

JUSTIFICATIVA:
A formação continuada é uma exigência nas atividades profissionais do mundo atual, não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidades da formação inicial. O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura / escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Este projeto de estudo foi elaborado a fim de oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade de ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.
OBJETIVOS:
Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;


ATIVIDADES:
Estudo em grupo;
Trabalho individual.
Socialização de atividades exitosas.

PERÍODO: Julho a Novembro de 2010. Os encontros de formação acontecerão a cada quinze dias.
PÚBLICO-ALVO: Professores de língua portuguesa e matemática das séries iniciais e também dos anos finais.

Professores
1.Carla Ribeiro Barbosa
2.Ivani Pereira Mendes
3.Marcelo Novais Santos
4.Reinata Leite Santos
5.Ricardo Rosa Martins
6.Henrique Novais Silva
7.Jussara Maria Rodrigues Coelho Leite
8.Gláucia Pereira Bastos
9.Nanci Fernandes Bessa
10.Elizângela Sousa Correia

PROGRAMA DO CURSO

Matemática ( 8 Fascículos)

Fascículo 1: Números Naturais.
Fascículo 2: Operações com Números Naturais.
Fascículo 3: Espaço e Forma
Fascículo 4: Frações
Fascículo 5: Grandezas e Medidas
Fascículo 6: Tratamento da Informação
Fascículo 7: Resolver Problemas: O lado lúdico do ensino de matemática
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais

Alfabetização e Linguagem
(8 Fascículos)

Fascículo 1: Capacidades Linguísticas: Alfabetização e Letramento
Fascículo 2: Alfabetização e Letramento: Questões sobre Avaliação
Fascículo 3: A organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino
Fascículo 4: Organização e Uso da biblioteca escolar e das salas de leitura
Fascículo 5: O lúdico na sala de aula: projetos e jogos
Fascículo 6: O livro didático em sala de aula: algumas reflexões
Fascículo 7: Modos de falar, modos de escrever
Fascículo 8: Fascículo complementar

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao final do estudo de cada fascículo.

RELATÓRIO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA

Os grupos de estudo do Pró-Letramento foram muito proveitosos. Os professores participaram ativamente dos estudos. O importante de tudo isso foi que a partir dos assuntos estudados em cada fascículo os professores davam sugestões de atividades que poderiam estar desenvolvendo com os alunos nas suas respectivas salas de aula. A minha avaliação enquanto coordenadora pedagógica é que esse estudo veio somar conhecimentos e proporcionar momentos de partilha de atividades exitosas.
Outro ponto positivo foi perceber que os professores começaram a utilizar em suas aulas algumas das atividades sugeridas nos fascículos, comprovando que um dos objetivos de oferecer suporte às práticas pedagógicas foi alcançado.



ESCOLA MUNICIPAL DR. ARNALDO SANTANA
PRAÇA DR. ARNALDO SANTANA, 72.
E-mail: escolaarnaldosantana@gmail.com
Uma escola para a vida, um caminho para o futuro!



PROJETO PEDAGÓGICO

1- Denominação do Projeto:
Escola Municipal Dr. Arnaldo Santana: 30 anos promovendo
a Educação de Ipupiara

2- Responsáveis pelo Projeto:
Toda a equipe escolar: professores, direção, coordenação e funcionários

3- Dados Gerais:





Adicionar legenda



Sistema Municipal de Ensino – Secretaria Municipal de Educação de Ipupiara - Bahia
Escola Municipal Dr. Arnaldo Santana
Turno: matutino e vespertino
Categoria: Educação Infantil e Ensino Fundamental

4- Justificativa:
A Escola Municipal Dr. Arnaldo Santana completa no ano de 2010, 30 anos de funcionamento, por isso surgiu a ideia de comemorar essa data fazendo um resgate histórico e celebrando com toda a equipe escolar e com a comunidade as grandes conquistas educacionais das 3 décadas de existência da escola.

5- Objetivo Geral:
Comemorar o aniversário dos 30 anos de funcionamento da Escola Municipal Dr. Arnaldo Santana

6- Período de Realização:
Durante a primeira unidade do ano 2010 (março a maio)

7- Competências e Habilidades:
Conhecer a história da fundação da escola;
Estudar os dados do rendimento escolar dos alunos nos últimos anos;
Pesquisar sobre a história dos ex-diretores;
Integrar os alunos à escola;
Interdisciplinarizar o tema do projeto de acordo com as séries.
Enfatizar a importância dessa escola para o desenvolvimento educacional de toda a comunidade.

8- Procedimentos:
Organização da festa comemorativa dos 30 anos com a participação dos alunos (27 de março);
Confecção de camisetas alusivas à data;
Elaboração de um jornal informativo sobre a escola.

9- Recursos:
Humanos: Comunidade escolar.
Materiais: Livros, jornais, CDs, TV, camisetas, aparelho de som.

10- Avaliação:
Através da observação, interesse dos alunos e da participação da comunidade escolar no desenvolver do projeto.


Obs: Cada professor procure adaptar os seus conteúdos ao tema do projeto. Ao realizar alguma atividade em sala sobre o tema comunique à Direção ou Coordenação para que acrescente essa atividade ao projeto.